segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hiperidrose

Hiperidrose
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente aumentada, além do exigido para a regulação da temperatura corporal.

Sintomas
Os sintomas são muito angustiantes, acarretando enormes prejuízos sociais, profissionais e, sobretudo, psíquicos aos seus portadores.
Trabalhar com documento de papel, ou simplesmente segurar a mão do(a) namorado(a) pode se tornar algo constrangedor.
Começam a aparecer na infância e permanecem o resto de sua vida e o agravamento dos sintomas ocorre, geralmente, na puberdade.

Incidência
A hiperidrose atinge pessoas que estão entre a faixa etária adolescente-jovem-adulto, e incide entre 1% e 2% da população.
A incidência é igual para ambos os sexos, entretanto, o suor excessivo nas axilas predomina mais nas mulheres.
Tratamentos
Existem dois tipos de tratamentos para a hiperidrose: o temporário ou paliativo, e o definitivo ou cirúrgico.
Nos tratamentos paliativos utilizam-se várias técnicas, ou seja, por meio de desodorantes, substâncias que contenham cloreto ou cloridróxido de alumínio, Iontoforese, medicamentos, ou injeção de toxina botulínica.
Nos tratamentos definitivos ou cirúrgicos para a hiperidrose temos principalmente: a retirada por lipoaspiração da região axilar das glândulas que produzem o suor, ou a simpatectomia torácica.

Cirurgia
O procedimento cirúrgico de simpatectomia por cirurgia torácica vídeo-assistida é realizado de forma simples, sob anestesia geral que dura cerca de 60 minutos, através de duas pequenas incisões de 1 e de 2 cm de cada lado do tórax. O paciente fica internado por um dia.
Atualmente, os médicos especialistas em cirurgia torácica e cirurgia vascular são os cirurgiões que principalmente atuam no tratamento cirúrgico da hiperidrose. Nem todos os pacientes com hiperidrose podem ser submetidos à cirurgia, principalmente nos casos de hiperidrose secundária que é decorrente de condições que levam ao aumento da atividade simpática (hipertireoidismo, menopausa, distúrbios psiquiátricos, síndrome paraneoplásica, obesidade, etc.) em que, normalmente, a sudorese acomete todo o corpo.

Resultado
O resultado é imediato e de 97% para as mãos, 92% para as axilas, 96% para a face e 50% para os pés. Porém, a longo prazo, o bom resultado da melhora da hiperidrose plantar pela simpatectomia torácica tende a diminuir para apenas 10 a 30 % dos casos. Em pequena parcela dos pacientes submetidos a simpatectomia torácica, a hiperidrose plantar pode vir a piorar ou a aparecer em pacientes que não a apresentavam previamente à simpatectomia.
O para-efeito da hiperidrose compensatória está diretamente associado com o nível de secção ou ressecção da cadeia simpática. Quanto mais alto for o nível operado maior a ocorrência da hiperidrose compensatória intolerável. Ou seja, há melhora na sudorese das áreas mais "críticas", porém, outras partes do corpo são atingidas como abdomen, costas, entre outros também causando desconforto. Por isso o nome de compensatória.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperidrose

Nenhum comentário:

Postar um comentário