segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fugir...

Estava pensando nessa palavra esses dias e no seu significado, então resolvi olhar no dicionário para ter uma definição mais apurada e qual suas conseqüências, sim conseqüências.
Fugir: escapar, desviar precipitadamente de perigo, pessoa ou coisa ameaçadora, desagradável ou tentadora. (Houaiss)
Fugir: Pôr-se em fuga; afastar-se rapidamente para evitar perigo, incômodo ou alguém. (Michaelis)
É realmente uma palavra forte, mas será que nós não tornamos pior do que já é? Sim, é isso mesmo, pois usamos de vários artifícios para fugir. Como assim? Você pode se perguntar. Vamos pensar melhor sobre isso, o que temos hoje em nosso meio que vivemos: drogas, bebidas alcoólicas, cigarro, viagens, passeios, compras, comer, ficar em casa, entre outras coisas, mas só com esses exemplos já dão pra imaginar o que estou querendo dizer, porque utilizamos desses artifícios pra simplesmente fugir da realidade, será que estamos se iludindo com isso para não encarar os desafios da vida ou por acharmos que somos fracos demais para encarar uma derrota talvez.
Geralmente as pessoas usam desculpas para só ter um motivo de extravasar um sentimento, uma perda ou um dia ruim, pois passando o “efeito” tudo está da mesma maneira que deixamos e em alguns casos pior. Viajar não vai mudar um erro que deixamos para trás, pois um dia teremos que voltar, usar drogas vai nos levar para algo “mágico” e depois a realidade volta nua e crua, bebo e bebo pra esquecer as mágoas ou decepções, mas quando estamos sóbrios as magoas e decepções não mudaram fora que foi criado outro possível problema que é a dependência do álcool, a mesma coisa pra quem se acaba nas comidas, o que vai mudar e muito será o peso e a visita na balança, risos. Tem uma palavra temida, mas que é fruto da fuga o que é pior e chama-se depressão, algo que pode levar até a morte, pois levam as pessoas à beira da loucura, não sou psicólogo e nem nada ligado à medicina, mas posso dizer o ser humano levado ao seu ápice pode fazer de tudo.
Não sou dono da verdade, mas posso dizer por experiência própria que tudo vai depender de como encaramos as situações, pois podemos utilizar todas essas situações não pra ficar pior do que estamos, mas dar a volta por cima e sair melhor que chegamos, mas como disse vai depender de cada pessoa, pois o ser humano é capaz de se sair bem quando encontra uma motivação para tal.
Eu jamais quis fugir sempre fiz as coisas consciente e procurando muita coragem mas tem coisas que parece que fazemos e fugimos, pode até parecer isso mas na realidade é o momento que estamos vivendo ou é a oportunidade que surge em meio a tantos sentimentos de uma só vez. Por isso não podemos perder a oportunidade de demonstrar que não estamos fugindo e sim que o momento nos leva a deixar, mas sem covardia de enfrentar as conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário